terça-feira, 15 de setembro de 2015

Texto Dissertativo


Trabalho infantil:
um grave problema

         Um dos principais desafios o Brasil é eliminar o trabalho infantil. Embora a lei proíba o trabalho de menores de 16 anos,   milhões de crianças e adolescentes atuam em lavouras, carvoarias, olarias, ambientes domésticos etc.

        A maior parte desses trabalhadores precoces está no Nordeste brasileiro. Porém, em todas as regiões do País, é  possível verificar a exploração de mão de obra infantil. 
        O trabalho infantil não é um problema  de fácil  solução. Muitas crianças são obrigadas a trabalhar para ajudar na renda familiar.

         Por isso, governo e sociedade precisam firmar o compromisso de ajudar essas famílias para que as crianças possam deixar de trabalhar e, assim passem a frequentar a escola.

                                                                  (Alessandra R.A. Almondes, Pedagoga)




                           Estrutura básica do texto dissertativo


1ª Parte - INTRODUÇÃO

1º Parágrafo

A autora apresenta a ideia que será desenvolvida nas partes seguintes. Essa parte é, em geral, constituída de um parágrafo.


2º parte - DESENVOLVIMENTO 

2º e 3º Parágrafos

A autora desenvolve a ideia apresentada na 1ª parte do texto. Para isso, emprega argumentos, exemplos etc. para sustentar seu ponto de vista. Essa parte costuma conter, em média , dois ou três parágrafos.


3ª parte - CONCLUSÃO

4º Parágrafo

A autora retoma o assunto exposto na 1ª parte do texto, concluindo suas ideias e reafirmando sua opinião. Essa parte costuma ser escrita em um parágrafo.


Fonte : CAVÉQUIA, Marcia Paganini - A escola é nossa: língua portuguesa - São Paulo: Scipione,2011.

Imagens: reporterbrasil.org.br/trabalhoinfantil/as-piores-formas-de-trabalho-infantil





Nenhum comentário:

Postar um comentário