segunda-feira, 15 de junho de 2015

Simulado I Modelo SARESP

Simulado I – Saresp – 9os. Anos A e B – 2o. Bimestre / 2015



1. Leia o texto para responder à questão.

                            A Originalidade das Línguas Indígenas Brasileiras*
    
       A lentidão com que se tem desenvolvido a pesquisa científica das línguas indígenas no Brasil revela-se extremamente grave quando se verifica que essas línguas, desde o descobrimento do Brasil pelos europeus, têm estado continuamente submetidas a um processo de extinção (ou mesmo de exterminação) com conseqüências extremamente graves. Hoje há cerca de 180 línguas indígenas neste país, mas estas são apenas 15% das mais de mil línguas que se calcula terem existido aqui em 1500.
      Quase todas as línguas indígenas que se falavam nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil desapareceram, assim como desapareceram quase todas as que se falavam na calha do rio Amazonas.
      Essa enorme perda quantitativa implica, naturalmente, uma grande perda qualitativa. Línguas com propriedades insuspeitadas desapareceram sem deixar vestígios, e provavelmente algumas famílias lingüísticas inteiras deixaram de existir. As tarefas que têm hoje os lingüistas brasileiros de documentar, analisar, comparar e tentar reconstruir a história filogenética das línguas sobreviventes é, portanto, uma tarefa de caráter urgente urgentíssimo. Muito conhecimento sobre as línguas e sobre as implicações de sua originalidade para o melhor entendimento da capacidade humana de produzir línguas e de comunicarse ficará perdido para sempre com cada língua indígena que deixa de ser falada.


                                                                       http://www.comciencia.br/reportagens/framereport.htm>. Acesso em: 4 ago. 2008.

      O autor defende que o trabalho dos lingüistas sobre línguas indígenas brasileiras é urgente urgentíssimo, apresentando o seguinte argumento:

A) a quantidade de línguas indígenas no Brasil diminuiu em 15% desde 1500.
B) as línguas indígenas do Brasil podem desaparecer antes de serem estudadas.
C) as línguas indígenas brasileiras desaparecem com muita rapidez.
D) os lingüistas nunca estudaram as línguas indígenas do Brasil.

2.  Leia o texto para responder à questão.

   Novo sistema permite que robô substitua pessoas em trabalhos de resgate

Projeto da empresa espanhola Robotnik foi apresentado no "Dia da Robótica" na Campus Party, em Valência Da EFE - 02/08/2008, 12:38

      Valência (Espanha), 2 ago (EFE). - O mais avançado sistema de "telepresença" permite ao novo robô Rescuer imitar os movimentos exatos de um operador que o comanda e facilitar, assim, os trabalhos de resgate, segurança e vigilância em situações perigosas, como vazamentos de gás e grandes concentrações de fumaça. O robô Rescuer foi projetado para participar de resgates, já que é capaz de entrar em lugares inacessíveis para as pessoas e realizar tarefas a distância. Seus destinatários "naturais" são corpos de segurança como a Guarda Civil e Defesa Civil, mas seus criadores dizem que as aplicações desse projeto são "ilimitadas". Composto por uma plataforma móvel, dois braços articulados com mãos e uma cabeça com duas câmeras de vídeo, o Rescuer apresenta como novidade as técnicas mais avançadas de teleoperação, graças a um dispositivo de captura de dados usado pelo operador e que permite ao robô imitar com exatidão seus movimentos. Em comparação a outros produtos similares, o Rescuer oferece uma arquitetura modular que, na prática, se traduz em grande versatilidade.
      "O Rescuer é fornecido com o código aberto, ou seja, o usuário final tem acesso a todo o código, já que seu software não é um sistema fechado e, por isso, pode acoplar novos dispositivos ou prescindir dos que não forem úteis", explicou à Agência Efe o diretor-gerente da Robotnik, Roberto Guzmán.

 Fonte: NOVO sistema permite que robô... Abril Notícias, São Paulo, 2 ago. 2008.<http://www.abril.com.br/noticia/tecnologia/no_292815.shtml >. Acesso em: 20 ago. 2008.

Segundo o texto, quais são as funções do novo robô espanhol?

A) Resgatar bombeiros em situações perigosas.
B) Entrar em lugares inacessíveis para as pessoas e realizar tarefas a distância.
C) Criar códigos de acesso e técnicas de teleoperação.
D) Capturar dados do seu operador com versatilidade.

 3. Leia o texto para responda à questão.

CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

Portaria MS nº 675, de 30 de março de 2006
Primeiro Princípio: Todo cidadão tem direito a ser atendido com ordem e organização.
Segundo Princípio: Todo cidadão tem direito a ter um atendimento com qualidade.
Terceiro Princípio: Todo cidadão tem direito a um tratamento humanizado e sem nenhuma
discriminação.
Quarto Princípio: Todo cidadão deve ter respeitados os seus direitos de paciente.
Quinto Princípio: Todo cidadão também tem deveres na hora de buscar atendimento de saúde.
Sexto Princípio: Todos devem cumprir o que diz a carta dos direitos dos usuários da saúde.

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria MS nº 675, de 30 de março de 2006. Carta dos direitos dos usuários da
saúde. Brasília, DF, 2006.

Uma pessoa que deixe de ser atendida em um hospital qualquer, porque está suja e mal vestida, pode formular sua reclamação com base no seguinte princípio da Carta dos Direitos dos Usuários de Saúde:


A) Primeiro Princípio.     B) Quinto Princípio.     C) Terceiro Princípio.     D) Segundo Princípio.

4. Leia a informação a seguir para responder à questão.

Regra:

Usa-se Ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em -TO, -TOR e -TIVO.

Qual a alternativa apresenta um grupo de palavras que pode ilustrar essa regra?

A) Canto – canção; Infrator – infração; Relativo – relação.

B) Conter – contenção; Manter – manutenção; Reter – retenção.

C) Lance – lançar; Desenlace – desenlaçar; Abraço – abraçar.

D) Exportar – exportação; Abdicar – abdicação; Abreviar – abreviação.

5. Leia o texto para responder à questão.

                               Troca de peças: como proceder

      Quando um mecânico precisa trocar uma peça do seu carro, deve utilizar uma peça nova original, ou uma peça que mantenha as especificações do fabricante. O seu mecânico pode usar peça recondicionada ou usada no conserto do seu carro, mas desde que você o autorize. Desobedecendo a essas regras, o mecânico, além de pagar os seus prejuízos, comete crime contra as relações de consumo, cuja pena varia de três meses a um ano de prisão. Nesses casos, a reparação econômica cabe à oficina e a pena pelo crime é aplicada ao dono ou gerente da oficina e ao mecânico que executou o serviço sabendo da irregularidade. O que estamos afirmando sobre a troca da peça do seu carro vale para as
demais situações de troca ou utilização de peças nos consertos em geral.

Fonte: RIOS, Josué. Troca de peças: como proceder. In:__. Guia dos seus direitos. São Paulo: Globo, 1998.

O pronome você no texto indica o

A) mecânico de automóveis em questão, a quem o texto se destina.
B) proprietário da oficina de automóveis, principal interessado no assunto.
C) fabricante de peças automobilísticas, alvo de seguidas críticas dos consumidores.

D) proprietário de automóveis, a quem o autor do texto se dirige prioritariamente.

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